quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Walter Belinzoni






Walter Belinzoni

Por Clóvis Fantin


Foi no inicio dos anos 40 que o ainda jovem Walter fez suas primeiras viagens a Araranguá. Por aqui, seu pai Carlos Belinzoni resolvera expandir os negócios da família. Na época, a demanda da farinha de mandioca era a grande vilã da exportação. O ano era 1943. Walter contrai núpcias com Maria Barbosa e somente em 1946 o gaúcho porto-alegrense fixa residência em definitivo na Cidade das Avenidas.

De visão privilegiada, o jovem empresário iniciava aqui seu sucesso pessoal e profissional nos ramos do trigo e do arroz.

Com o passar do tempo e incentivado por amigos, em outubro de 1950, candidata-se pela primeira vez a prefeito municipal pelo seu partido, a extinta UDN.

Em 1951, Walter Belinzoni eleito prefeito de Araranguá, cargo que estendeu-se até 1956 e contou com o apoio do então governador dos catarinenses, Irineu Bornhausen.

Como administrador dos araranguaenses, ele concluiu o Hospital Bom Pastor e o Ginásio Nossa Senhora Mãe dos Homens, duas obras consideradas de grande vulto na região sul do estado. Para cá vieram, a convite do prefeito Walter Belinzoni, professores padres da cidade gaúcha de Caxias do Sul com o objetivo de somar qualidade de ensino à grande legião de estudantes araranguaenses.

A complementação das obras do então “campo de aviação” daqui permitiu os vôos regulares dos inesquecíveis DC-3. Um período lembrado com saudade por aqueles que testemunharam o grande feito.

Seu principal objetivo como chefe do executivo consistia nas áreas de educação e cultura, apesar da precária arrecadação. Juntamente com seus grandes amigos Afonso Ghizzo, André Wendhausen e Artur Campos, considerados os desbravadores do Balneário Morro dos Conventos, deixou o conhecido Hotel, e o prédio do condomínio Erechim, as marcas maiores do progresso. Extremamente caseiro Walter dedicava-se por inteiro às entidades filantrópicas. Quando prefeito mandou instalar água potável inteiramente grátis às famílias carentes.

Antes de seu desaparecimento, em 6 de agosto de 1991, Walter Belinzoni declarou: “Araranguá tem um grande futuro. O araranguaense é gente boa. É um povo ordeiro e um povo trabalhador”.


JORNALECO. Pág. 3 - Araranguá - 1 de Abril de 2003 - Ano 9 - Nº 177



Um comentário: